Foto: Vinicius Becker (Diário)
A formação de um ciclone já começa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (8) e deve se estabilizar entre terça e quarta-feira. Neste período, conforme o meteorlogista Daniel Caetano, deve haver intensa instabilidade no Estado, inclusive em Santa Maria e na Região Central. A expectativa é de chuva forte, descargas elétricas e sensação de abafamento ao longo dos próximos dias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As primeiras áreas de instabilidade avançam desde o Noroeste e devem alcançar Santa Maria e região ainda no final da manhã desta segunda. Para hoje, o volume previsto é menor, entre 15 e 20 milímetros, mas a situação muda significativamente na terça-feira, conforme o meteorologista. O acumulado esperado é de 50 a 60 milímetros em 24 horas, com grande quantidade de descargas elétricas. A orientação é de atenção aos alertas da Defesa Civil.
As temperaturas seguem influenciadas pela umidade. Mesmo após o domingo de calor extremo, quando Santa Maria registrou 38°C, a sensação de abafamento continua elevada. Nesta segunda, a máxima pode chegar a 32°C antes da intensificação da chuva. Entre terça e quinta, a presença constante de nuvens e precipitação deve manter os termômetros mais baixos, com marcas entre 20° e 25° C na terça e 18° a 22° C na quarta.
A melhora no tempo deve acontecer apenas no final da semana. O sol volta a aparecer a partir de sexta-feira (12), e as temperaturas voltam a subir, alcançando novamente a casa dos 30°C. Mesmo assim, Caetano reforça que o período mais crítico é o de terça, quando o ciclone deve estar mais organizado.
Confira a previsão completa
